Título do Projeto:Matrem : Regressão sensorial e orgânica
Selecionado para concorrer a uma bolsa de estudos para o ano acadêmico 2011, Curso de Design de Produto, Escola de Design, IED São Paulo
Descrição do projeto:
Houve uma certa desconexão do ser humano no momento da alimentação, não apenas com o alimento mas também em níveis pessoais, sinto isso claramente em casa, quando são raras as ocasiões que nos sentamos a mesa para apreciar uma refeição juntos e em simples programas sociais, quando o celular toma vezes mais atenção do que o alimento e as pessoas presentes no ambiente.
Além disso, muitas vezes a alimentação é feita de modo incorreto,com pressa, alimentos processados, e em frente a tv ou ao computador. Através do meu projeto, busco uma reflexão sobre a qualidade e o tempo gastos na alimentação, que em seu início é considerada um momento de ligação, cuidado e vida, conceitos gerados com primeiro alimento que a grande maioria dos seres humanos recebe independente de sexo,cor ou classe social: o leite materno. Conceitos que não deveriam se perder.
Pensando no ritual de boas vindas ao mundo da alimentação e no lugar extremamente confortável e seguro em que ele é executado, surgiu o conceito da cadeira Matrem.
Com suas formas ela retorna ao corpo adulto o conforto e segurança da posição vivenciada quando bebê nos braços maternos durante a amamentação. Retorna a uma fase quando a alimentação era exclusivamente instintiva e orgânica.
A cadeira é feita de uma estrutura principal sólida, que remete aos ossos, revestida de camadas de espumas mais e menos densas, para respectiva representação do tecido muscular e adiposo, terminando em um revestimento de tecido extra macio e suave, que lembra a pele e o toque materno.
As ondulações presentes na estrutura e na espuma refletem em escala para o corpo adulto os pontos onde os braços e corpo maternos sustentam o corpo do bebê.
A Matrem é indicada para atividades relaxantes e oferece conforto e reflexão, além de levar o usuário a uma experiência de regressão sensorial e orgânica.



(4.66 do total de 5)